11 abril 2010

Strogonoff de soja

 [strogonoff1.jpg]

Ingredientes:
· 300g de proteina de soja em pedaços;
· 1 colher de sopa de margarina;
· 1 colher de sopa de ketchup;
· 1 colher de sopa de mostarda;
· 2 dentes de alho amassados;
· 1 cebola picada;
· 1 lata de creme de leite;
· Molho de tomate;
· Sal;
Modo de fazer:
Hidrate a proteína de soja em pedaços em um pouco de água morna.Quando estiver macia, escorra e reserve. Coloque uma colher sopa de margarina numa panela para aquecer e doure o alho (a gosto), coloque a proteína de soja e um pouco de água para que ela não agarre e acrescente uma cebola média bem picadinha, sal (a gosto), molho de tomate, uma colher de sopa de ketchup, uma colher de sopa rasa de mostarda e deixe cozinhar bem (aprox. de 15 a 20 minutos) para que a "carne" de soja absorva bem o sabor dos temperos. Vá acrescentando água sempre que julgar necessário. Deixe sempre um caldinho. Quando estiver bem cozido, acrescente creme de leite, abafe e apague o fogo. Já está pronto!
Nota: Dê preferência pela proteína de soja escura, pois ela é mais saborosa por já conter shoyo!  Depois de hidratada a proteína, vc pode diminuir os pedaços, cortando-os.  Se preferir, acrescente champions ou palmito picado, momentos antes de acrescentar o creme de leite.  Sirva com arroz branco e batatas fritas.
Uma variação desta receita é o estrogonofe de milho:  em vez de "carne de soja" use milho

Preparo soja:
Mais saudável e deliciosa quando acrescentada nas receitas, a proteína de soja é bem fácil de preparar. Para isso você precisa antes hidratá-la bem com água quente por duas horas. Muita gente prefere fervê-la em uma panela com a quantidade de água necessária para cobri-la. Primeiro é necessário deixar a água ferver, colocar a proteína, tampar a panela e aguardar de 1 a 3 minutos - isso varia conforme a marca usada. Se ela estiver macia é sinal que está pronta.

Depois disso é só retirar a água espremendo bem a proteína com as mãos ou com o auxílio de um escorredor até que fique bem seca. Isso elimina grande parte de sua acidez e não altera o sabor dos alimentos - por isso muita gente diz que não gosta da proteína, afinal, em muitos casos as pessoas se esquecem dessa etapa da preparação.

Nenhum comentário: