15 abril 2010

Focaccia, focaccia, focaccia!!!!!!

Focaccia de tomate e aliche

Focaccia de cebola roxa, lascas de parmesão e ervas
Focaccia de alcachofra e mini tomates italianos
A focaccia é um típico pão italiano que pode levar uma série de "coberturas" ou simplesmente ervas, azeite e sal grosso. Como a massa apresenta um sabor bem neutro pode-se caprichar nas coberturas, mas nunca esqueça de regar com uma boa quantidade de um BOM azeite e um pouco de sal grosso antes de levar ao forno.
FOCACCIA (rende uma assadeira de 25 cm x 30 cm)
Farinha de trigo 500 g
Leite integral 250 ml
Manteiga sem sal 40 g
Açúcar refinado 50 g
Fermento biológico fresco 30 g
Sal refinado 5 g
Sugestão de coberturas: tomates frescos ou secos, lascas de parmesão, azeitonas, aliche, coração de alcachofra, cebola fatiada crua, ervas, toucinho frito em cubos, alho poró refogado......etc, etc....azeite e sal grosso
1. Dissolver o fermento em um pouco de leite morno (cuidado com a temperatura do leite, se estiver quente demais "mata" o fermento), incorporar os demais ingredientes e trabalhar (sovar) a massa até obter uma mistura bem macia, mas que desgrude dos dedos. 2. Deixar a massa descansar em recipiente untado com azeite, coberta, por 30 minutos, ou até dobrar de volume.
3. Após isso, transfira a massa para uma assadeira untada com azeite e com as mãos estique a massa até que cubra toda a assadeira. 4. Novamente deixe fermentar por 30 minutos ou até que dobre de volume. 5. Faça furos com a ponta dos dedos, coloque a cobertura desejada, regue com azeite, salpique sal grosso e leve ao forno (180 C) até dourar.
Obs.1: não acrescente toda a farinha de uma só vez, coloque 3/4 da quantidade e, se necessário, acrescente o restante. Lembre que a massa deve ficar bem macia....só coloque farinha necessária para não grudar nas mãos. Isso garantirá que, após assada, a focaccia permaneça bem macia.
Obs.2: é super tranquilo fazer essa massa na batedeira, desde que a sua tenha o batedor para massas, mais conhecido como "gancho". Afinal, ninguém precisa pagar os pecados sovando pão, né?
Bom apetite!!!!!!

Nenhum comentário: