05 dezembro 2009

Leitão Recheado

Leitao_recheado

A carne do Leitão é uma carne firme e úmida, além de muito deliciosa. A carne suína é a mais consumida em todo o mundo, e considerada por muitos chefes de cozinha como a carne mais saborosa. E com o leitão não podia ser diferente, sendo um prato apreciadíssimo em qualquer almoço, jantar ou festas.

Ingredientes

1 leitão de 5 kg
1 litro de água fervente
1 galho de alecrim
2 colheres (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de alho picado
3 folhas de louro
Suco de 2 limões
1 pitada de noz moscada
1 pitada de cravo em pó
½ kg de banha
2 cebolas e 2 tomates em pedaços
2 tabletes de caldo de bacon dissolvidos em 1 litro de água fervente

Ingredientes para o recheio

100 g de bacon picado
100 g de lingüiça calabresa picada
100 g de presunto picado
½ cebola picadinha
3 pães embebidos em 1 ½ xícara (chá) de leite
3 ovos inteiros
½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
½ xícara (chá) de salsinha picada
Modo de preparo

Limpe o leitão, lave bem e, em seguida, dê um banho nele de água fervente, secando-o com um pano de prato. Tempere com 1 galho de alecrim, 2 colheres (sopa) de sal, 2 colheres (sopa) de alho picado, 3 folhas de louro, suco de 2 limões, 1 pitada de noz moscada e 1 pitada de cravo em pó. Deixe marinando por 8 h na geladeira. Depois, coloque o recheio dentro do leitão e costure. Esfregue ½ kg de banha por todo o leitão e reserve.

Numa assadeira grande (que caiba o leitão), faça uma cama com 2 cebolas e 2 tomates cortados em pedaços. Coloque o leitão, cubra com papel alumínio e leve para assar a 150ºC por 3 h. Vá sempre regando o leitão com 1 litro de caldo de bacon fervente (2 tabletes de caldo de bacon dissolvidos em 1 litro de água). Tire o molho da assadeira e coe. Troque o leitão de assadeira (sem o papel alumínio) e volte ao forno para dourar a 200ºC por 30 min.

Modo de preparo do recheio

Numa tigela, misture 100 g de bacon picado, 100 g de lingüiça calabresa picada, 100 g de presunto picado, ½ cebola picadinha, 3 pães embebidos em 1 ½ xícara (chá) de leite, 3 ovos inteiros, ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas e ½ xícara (chá) de salsinha picada. Recheie o leitão.

Sugestão : Sirva o Assado de Leitão com Arroz carreteiro, e aproveite o colorido e o sabor das Farofas para acompanhar e enfeitar esse delicioso assado.

Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/receitas-d...

Nenhum comentário: