16 agosto 2008

Tarte de Cebolas Vermelhas e Cogumelos



Tarte de Cebolas Vermelhas e Cogumelos

2 cebolas vermelhas grandes
1 colher sopa azeite
150 grs cogumelos frescos
1 colher sopa vinagre balsâmico
1 colher sopa açucar mascavado
1 queijo de cabra (cerca de 125 grs)
4-5 folhas manjericão
1 massa folhada refrigerada

Cortam-se as cebolas ao meio e depois em fatias fininhas. Juntam-se ao azeite numa frigideira e alouram-se por 3 minutos. Adiciona-se o açucar e o vinagre, mexendo sempre até as cebolas estarem caramelizadas. Acrecentam-se os cogumelos fatiados e cozinha-se mais 5 minutes. Tempera-se a gosto com sal e pimenta.
Pré-cozer a massa (devidamente cheia de arroz ou outro peso) a 180º C por 8 minutes ou até começar a estar dourada. Remover do forno, fatiar 3/4 do queijo e espalhar sobre a massa. Deitar por cima a mistura de cebolas e cogumelos e levar ao forno por mais 5 minutos ou até estar estaladiça. De novo, remover do forno e deixar arrefecer ligeiramente sobre uma grelha. Espalhar o restante queijo, esfarelado e o manjericão finamente cortado.

Servir com uma salada verde de rúcula e alface, com cebola vermelha e vinagrete.



Não segui exactamente uma receita para esta tarte, a inspiração veio da receita de Tartes Tatin da Joey. Como de costume, não consegui cingir-me à receita original (nem sequer ligeiramente!). Mas um dia destes prometo que ainda faço estas pequenas tartes de aspecto mimoso! Publicada por Suzana

Nenhum comentário: