16 agosto 2008

Tarte de alcachofras com chèvre




ingredientes

Para 6 pessoas
Para a massa:
200 g de farinha
sal
125 g de Vaqueiro Gourmet
±1 dl de vinagre de sidra

Para o recheio:
4 a 5 batatas roxas médias
água
sal
1 lata de corações de alcachofras ou 3 alcachofras cozidas
2 batons de queijo chèvre
3 ovos
1 dl de natas
pimenta preta de moinho
tomilho

preparação

Deite a farinha e uma pitada de sal num robô de cozinha. Junte a Vaqueiro Gourmet, bem fria e cortada em pedaços pequenos, e ligue o robô na função intermitente até a massa ter o aspecto de areia grossa. Adicione o vinagre de sidra de uma só vez e ligue o robô até os ingredientes estarem ligados. Mude a massa para a bancada de trabalho, molde em bola e embrulhe em película aderente ou num pano e deixe descansar enquanto prepara o recheio.

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.

Lave muito bem as batatas, coloque-as num tacho, cubra com água e tempere com sal. Leve a cozer sobre lume moderado até estarem macias. Escorra, pele e corte em rodelas com 0,5 cm de espessura.
Escorra as alcachofras de conserva e corte-as em pedaços.

Corte os queijos em rodelas com a mesma espessura das batatas.

Forre uma forma de tarte com a massa e pique o fundo com um garfo. Disponha sobre a caixa de massa, alternadamente e em círculo, rodelas de batata e de queijo e pedaços de alcachofra.

Parta os ovos para uma taça e desfaça-os com uma vara de arames. Junte-lhes as natas, tempere com sal, pimenta moída na altura e perfume com algumas folhas de tomilho. Misture bem e deite o preparado na caixa de massa sobre os restantes ingredientes.

Leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Sugestão
Como preparar alcachofras frescas
Corte o pé e elimine as folhas verdes mais duras. Corte o topo das alcachofra e apare as restantes folhas com uma tesoura. Afaste ligeiramente as folhas e retire o que conseguir da parte fibrosa central (feno). Coloque as alcachofras num tacho com água temperada com um pouco de sumo de limão. Ponha-lhe um prato em cima para as manter mergulhadas na água e leve a cozer entre 20 a 25 minutos ou até estarem tenras mas ainda crocantes. Ponha a escorrer sobre um pano voltadas para baixo. Com a ajuda de uma colher retire-lhes qualquer feno que possa ter restado.

Nenhum comentário: