12 julho 2008

Bauru ponto chic-verdadeiro bauru

O legítimo Bauru
No início da década de 1930, no bem freqüentando bar Ponto Chic no Largo do Paissandu, em São Paulo, o bauruense Casimiro Pinto Neto, sem imaginar, lança um dos lanches mais famosos do Brasil. Apelidado por seus amigos de Bauru, doce homenagem ao colega vindo do interior do estado de São Paulo, Casimiro chegou ao bar com fome e pediu ao chapeiro para abrir um pão francês, pôr queijo e um pouco de albumina (ele havia lido que a carne era rica nesses elementos). Daí, somou-se à receita improvisada rosbife. Mas não ficou por aí. Ainda achando que faltava vitamina pediu para acrescentar tomate. Voilà! Daquele dia em diante, a criação começou a ganhar fama e o Bauru se tornou conhecido Brasil e mundo afora. Por muito tempo, a receita era essa, mas em 1950 ganhou um novo ingrediente considerado opcional: pepino.


Gostaria de disponibilizar um vídeo com o passo a passo da receita






Ingredientes:



o 1 pão francês sem miolo

o 3 fatias de queijo mussarela

o 3 rodelas de tomate

o 3 fatias de rosbife (veja a receita abaixo)

o 2 rodelas de pepino (picles) - opcional

o Sal e orégano a gosto



Modo de preparo:



Prepare numa assadeira um banho-maria: coloque um pouco de água e leve ao fogo para aquecer. Abra o pão em duas partes e retire o miolo. Em uma das partes, coloque as fatias de rosbife frio, as rodelas de tomate e as de pepino. No banho-maria, coloque as fatias de queijo. Quando estiver derretido, coloque o queijo na outra fatia de pão e una as duas partes. O calor do queijo aquecerá os demais ingredientes do sanduíche.



Receita de rosbife:



o 2 kg de lagarto;

o 3 colheres de sopa de manteiga;

o Caldo de um limão;

o Sal e pimenta do reino a gosto.



Pré-aqueça o forno em 200ºC. Limpe a carne, retirando a gordura externa. Tempere e deixe marinar por uma hora. Em uma frigideira grande ou chapa de ferro, coloque a manteiga e leve ao fogo forte para derreter. Coloque o lagarto, frite os lados, até ficar bem dourado. Em uma assadeira untada, leve ao forno por 45 minutos. Retire e leve à geladeira por uma hora. Corte em fatias bem finas, de preferência no fatiador de frios ou com faca elétrica.



Agora é só correr ao mercado mais próximo, comprar os ingredientes e preparar essa maravilha!



Bon appétit!

Nenhum comentário: