29 março 2008

Nhoque sorte- Dia 29- A LENDA DO NHOQUE DA SORTE


Conta a lenda que o andarilho São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro e prosperaram a partir de então. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da sorte ou da fortuna, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.
A imagem “http://www.reismagos.com.br/_resources/_circuits/files/files_28.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Massa

- 2 xícara(s) (chá) de batata em flocos
- 2 xícara(s) (chá) de água morna(s)
- 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
- 2 unidade(s) de gema de ovo

Molho

- 520 gr de polpa de tomate
- 3 tablete(s) de caldo de galinha sem gordura
- 2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)

Modo de preparo

Massa

Coloque uma panela grande com bastante água ligeiramente salgada para ferver.
Misture a batata em flocos com a água morna e misture bem. Junte a farinha e os demais ingredientes.
Coloque no saco de confeitar e vá espremendo diretamente na água fervente. Retire com uma escumadeira aqueles que vão subindo e coloque para escorrer num escorredor de macarrão (mexa o mínimo possível, porque a massa fica bem delicada).

Molho

Em uma panela frite a cebola picada no óleo até começar a dourar, junte a polpa, um pouquinho de açúcar (se o tomate for muito ácido) os tabletes de caldo e deixe ferver enquanto prepara o nhoque (alguns minutos).
O molho fica bem leve, com sabor delicado.

Montagem

Passe o nhoque para uma travessa, cubra com o molho e parmesão ralado, se gostar. Querendo ainda mais rápido, ponha molho em pratos individuais e esprema pequenas porções de massa de nhoque diretamente no prato e leve ao microndas por alguns minutos para cozinhar a massa. Sirva com queijo.

Nenhum comentário: